CONSTRUINDO UMA JORNADA DE SUCESSO

Um passo a passo para permanecer motivado

Construir uma jornada empreendedora de sucesso é um grande desafio.

O primeiro passo é permanecer motivado, mesmo que as coisas não estejam bem.


O Grande segredo das pessoas de Sucesso é manter-se motivadas e focadas mesmo em tempos de dificuldades.

Vamos ver algumas dicas para lhe ajudar a manter-se motivados.

1º DEFINIR METAS

Definir metas é o primeiro passo, sem metas bem definidas você não vai conseguir levantar todos os dias motivado sabendo para onde vai. Além de definir as metas é importante acompanhar os seus resultados.

Após definir as metas, imprima ou recorte imagens que ilustrem essas metas, fixe em algum lugar para você contemplar elas todos os dias. Essa é uma grande sacada para manter-se motivado e ficado nas metas.

2º acompanhe empreendedores de sucesso

Você não é o único que passa ou passou por dificuldades, muitos outros empreendedores ou pessoas de sucesso já passaram por momentos difíceis. Conheça, leia ou assista esses relatos, isso vai lhe ajudar a permanecer no caminho, e conhecer as alternativas que essas pessoas pensaram.

3º Cuide da sua SAúde

Vivemos em uma sociedade onde o estresse e a famosa “correria” são inevitáveis, mas aprender a lidar com isso é crucial. Diante de tantas atividades, muitos esquecem de cuidar da sua própria saúde. E quando falo de saúde, me refiro não apenas a saúde física, mas emocional também. Tire tempo para passar sua família, isso ajuda você a relaxar a mente. Faça exercícios, atividade física ajuda a oxigena o cérebro, ajudando a tomar melhores decisões. Uma alimentação mais saudável também é fundamental. Não queira ter sucesso apenas nos negócios e ser um fracassado nas outras áreas da vida.

4º CRIe UMA ROTINA MATINAL

Existe um desgaste mental para tomar decisões, se essas decisões não forem relevantes para os teus resultados você provavelmente estará se desgastando sem obter resultados. Por isso é importante você “automatizar” algumas rotinas logo cedo. Por exemplo:

  • Levantar às 5h da manhã (só um exemplo!!);
  • Tomar um banho;
  • Ler;
  • Fazer exercícios;
  • Organizar a agenda dia;
  • Verificar o e-mail;
  • ........

Não quero determinar o que você deve ou não fazer, mas algumas dessas sugestões estão dentro das rotinas das pessoas de sucesso (além de outras é claro!!), mas é importante você desenvolver uma espécie de algoritmo diário.

5º Seja um “consumidor” de motivação

É muito difícil manter-se motivado quando gastamos nosso tempo consumindo noticias ruins, conversas sobre tragédias e montanhas de problemas. Nossa mente precisa focar nas soluções, em coisas boas. Tudo que contemplamos acaba sendo uma semente em um solo fértil que é a nossa mente, por isso, seja um consumidor de coisas boas. Em seu tempo livre, assista a filmes inspiradores, ouvir podcasts motivadores ou até mesmo ouvir música que você acha animadora. Essas atividades podem ser realizadas em casa, enquanto você prepara suas refeições ou durante um percurso.

6º Se recompense pelas metas alcançadas

Talvez o ponto mais difícil dessa jornada seja colocar a glória ou o sucesso em um futuro muito distante. Pensar que somente quando alcançar todos os objetivos vai ser a hora de comemorar, de descansar e de relaxar. Quando fazemos isso, nossa mente vai tentar nos sabotar, por isso, fracione as metas e comemore cada fase. Não precisa ser nada glamoroso, pode ser algo simples, que esteja dentro da sua capacidade financeira, mas que irá ajudar a te manter motivado. Uma janta especial, um passeio para relaxar, comprar algo que queira.

Agora vai!!!!

O grande segredo da motivação é saber desfrutar a jornada. Muitos desistem pelo fato de estarem focados apenas no resultado final, e a motivação não inicial não vai durar até o projeto todo acabar, por isso, fracione em pequenas etapas organizando as atividades de cada dia. Lembre-se da auto responsabilidade, ou seja, você precisa assumir o papel de gestor da sua vida.

Afinal, como observou Dale Carnegie: “Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso”.